Van Hattem denuncia omissão de Moraes e reforça pedido para visitar presos do 8/1

“Causa estranheza essa omissão por parte do ministro relator, considerando que minha solicitação está respaldada no Regimento Interno da Câmara e se refere a uma atividade típica da função parlamentar. Essa postura do ministro em não responder a um parlamentar reforça o autoritarismo que tem marcado diversas decisões do ministro Alexandre de Moraes.”
1 de agosto de 2025

O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) enviou nesta sexta-feira (1º) ofício ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes reiterando o pedido de autorização para realizar visitas ao Complexo Penitenciário da Papuda e à Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Desde janeiro de 2024, o parlamentar tem solicitado acesso às unidades prisionais com o objetivo de acompanhar de perto a situação dos presos relacionados aos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Essa é a quarta solicitação feita pelo deputado, mas até o momento não houve resposta de Alexandre de Moraes.

No pedido, Van Hattem reforça que, na condição de deputado federal, possui prerrogativa regimental para promover junto a autoridades os interesses públicos e as reivindicações coletivas, conforme previsto no art. 226, inciso V, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados. O deputado também integra a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, colegiado que tem entre suas atribuições a fiscalização do sistema penitenciário, incluindo as condições dos detentos.

“Causa estranheza essa omissão por parte do ministro relator, considerando que minha solicitação está respaldada no Regimento Interno da Câmara e se refere a uma atividade típica da função parlamentar. Essa postura do ministro em não responder a um parlamentar reforça o autoritarismo que tem marcado diversas decisões do ministro Alexandre de Moraes”, afirma o deputado.

O ofício reforça o compromisso de Van Hattem com a fiscalização das instituições e com a garantia dos direitos constitucionais, inclusive daqueles que se encontram sob custódia do Estado.

Mais notícias

notícias
“Quaisquer bens ou ativos de Alexandre de Moraes nos Estados Unidos estão automaticamente bloqueados. Ele também está proibido de entrar em território americano, teve o visto revogado e não pode mais realizar qualquer tipo de transação com empresas americanas, nem nos EUA, nem aqui no Brasil. É exatamente o que ele impôs ilegalmente a muitos brasileiros e até a cidadãos estrangeiros nos últimos anos.”