Marcel van Hattem vai a Bento Gonçalves acompanhar situação do município após enchentes

A convite do prefeito Diogo Siqueira, o parlamentar esteve na cidade de Bento Gonçalves para acompanhar o trabalho de salvamento e a situação das encostas dos morros após as enchentes da semana passada, especialmente nas localidades de Imaculada Conceição e Alcântara.
10 de maio de 2024

Deputado gaúcho vai redirecionar recursos para a compra de um jet-ski, a fim de aparelhar a corporação em Bento Gonçalves, Santa Tereza e região

O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO/RS) desembarcou no Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira (9/5). A convite do prefeito Diogo Siqueira, o parlamentar esteve na cidade de Bento Gonçalves para acompanhar o trabalho de salvamento e a situação das encostas dos morros após as enchentes da semana passada, especialmente nas localidades de Imaculada Conceição e Alcântara.

“É triste ver a situação em que a cidade ficou, em particular, nos locais em que ainda estão ocorrendo buscas por pessoas desaparecidas. Por outro lado, foi alentador ver as forças de resgate, de salvamento, policiais e voluntários unidos, numa central de comando, fazendo o trabalho para dar dignidade às famílias das pessoas desaparecidas. Bento é uma cidade linda, turística, exemplo para o Brasil e para o mundo. Conversei com o prefeito e com o vereador Dentinho sobre as formas de auxiliar, seja por meio de projetos de lei na Câmara dos Deputados, seja por meio de recursos advindos do Orçamento Geral da União”, afirmou Marcel, da Central de Comando de Resgates montada na cidade.

 

Acesso pela Ponte de Cotiporã para a região Norte

O prefeito Diogo Siqueira informou que está realizando um trabalho para abrir acesso para a ponte de Cotiporã, região Norte do Estado, a única que não foi destruída. “Tivemos pessoas que morreram nesse ponto, soterradas. O que tínhamos antes, com a ponte de Veranópolis, que está inacessível agora, que liga Santa Bárbara à Guaporé, perdemos. A logística está completamente comprometida. Mas a nossa prioridade número um do município é resgatar essas pessoas que ainda estão desaparecidas para devolvê-las com dignidade para suas famílias. Já perdemos nove pessoas e ainda temos cinco desaparecidas na cidade, e algumas outras na região. É um trabalho que não vai parar. Essa é a maior operação de bombeiros da história no Rio Grande do Sul, são quase 300 bombeiros em dedicação exclusiva”, disse Diogo. No início da catástrofe, o prefeito fez um desabafo que viralizou nas redes sociais pela falta de envio de helicópteros na região.

Não retorne para suas casas ainda

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar, capitão Gustavo Kist, reiterou que o risco permanece. “As áreas em que houve deslizamento não são seguras, as pessoas que foram removidas não devem retornar às suas casas. Essas casas e as proximidades serão avaliadas por geólogos, que farão um trabalho para definir a volta ou não. A nossa prioridade é manter as pessoas vivas”, enfatizou.

Economia e Emprego

Ao final do dia,  van Hattem também se encontrou com o setor empresarial no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) da cidade. “As pessoas que estão desabrigadas terão dificuldades para manter os seus empregos, para empreender. Bento Gonçalves sabe que pode contar comigo para reconstruir a cidade”, afirmou o parlamentar.

Jet-Ski para Bento

A prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, junto com o prefeito de Bento Gonçalves, pediu o envio de um jet-ski a fim de aparelhar a corporação nos trabalhos de busca e salvamento. “Nos eventos de setembro e de novembro, Marcel van Hattem já auxiliou todos os municípios que sofreram com as enchentes. Agora mais do que nunca, vamos precisar do apoio para angariar recursos para reconstruir o nosso município”, afirmou a prefeita.

O parlamentar gaúcho afirmou que há processos tramitando na esfera federal com pedidos de entidades que já não existem mais após a catástrofe. Por isso, as prioridades serão alteradas e um jet-ski apropriado para salvamentos será contemplado pelo seu gabinete para atender os municípios da Serra Gaúcha. “Havíamos suspendido o processo seletivo do nosso gabinete parlamentar em Brasília, justamente para atender as emergências advindas dessa calamidade. Esse jet-ski vai atender toda a região, inclusive Bento Gonçalves. Que possa ser um modelo que tenha um filtro no motor para navegar com segurança em águas turvas. Obviamente que isso ainda não é o suficiente. Cobrarei efetividade nos repasses do Governo Federal”, afirmou Marcel van Hattem. 

Mais notícias