A CATÁSTROFE NO RIO GRANDE DO SUL

UM RASTRO DE DESTRUIÇÃO

Mais uma vez, menos de um ano após termos visto algo semelhante ocorrer em 90 municípios do Rio Grande do Sul em setembro passado, quando mais de 50 pessoas perderam a vida, voltamos a acompanhar imagens estarrecedoras de cidades inteiras submersas. São famílias perdendo tudo o que tem e autoridades buscando apoio onde podem para lidar com o caos. É um pesadelo que atinge a economia, a saúde e os empregos.

Desta vez, já são mais de 400 municípios listados no rastro da destruição.

As chuvas ainda não cessaram e a previsão é de que os níveis dos rios sigam aumentando. Lamentar, porém, é natural, mas não podemos esmorecer, pois há vidas em jogo.

Caso precise de ajuda, CLIQUE AQUI e veja a lista de telefones úteis.

BOLETIM DA DEFESA CIVIL
Segunda-feira (10/06)

Municípios afetados: 478
Pessoas em abrigos: 16.128
Desalojados: 422.753
Afetados: 2.398.255
Feridos: 806
Desaparecidos: 38
Óbitos confirmados: 175

Para receber os alertas da Defesa Civil, basta entrar em contato no WhatsApp: (61) 2034-4611 ou enviar um SMS para 40199 informando o seu CEP.

ENCONTRE OS ABRIGOS E LOCAIS DE DOAÇÕES

Neste momento, aproximadamente 48 mil indivíduos encontram-se desabrigados, pessoas que tiveram suas vidas drasticamente afetadas e que agora dependem da sua generosidade. Pedimos para que contribua com doações de alimentos, vestuário, cobertores, colchões, água potável e outros mantimentos essenciais.

No mapa a seguir, você encontrará a localização dos pontos de coleta de doações, bem como os abrigos que estão acolhendo essas pessoas. Sua ajuda pode fazer a diferença na vida de muitos.

Caso queira mais informações sobre disponibilidade e necessidade de cada um dos abrigos, CLIQUE AQUI e acesse a plataforma criada pela Doc9 SOS-RS.

AJUDE-NOS A MANTER O MAPA ATUALIZADO

Algum dos pontos não está mais recebendo doações? Determinado abrigo está cheio? Conhece outras instituições ou abrigos que estejam arrecadando?

Avise-nos! A sua participação é fundamental para continuarmos ajudando o Rio Grande do Sul.

O RIO GRANDE DO SUL PEDE SOCORRO!

Há várias formas de ajudar o povo gaúcho nesse momento. Seja doando alimentos, vestimentas ou mesmo se voluntariando para ajudar a Defesa Civil, que neste momento está sobrecarregada.

Voluntarie-se

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um formulário para voluntários que desejam atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária. Instituições, empresas e ou grupos interessados no voluntariado também podem preencher o cadastro clicando no link abaixo:

Doações via PIX

• Banco de Alimentos - PIX: 04580781000191
• Instituto Floresta - PIX: 27631481000190
• Federasul - PIX: sosrs@federasul.com.br
• Badin Colono PIX: enchentes@vakinha.com.br
• Rotary Club - PIX: rotarydors@gmail.com