Em Porto Alegre, Comissão Externa sobre as enchentes do RS e Bancada tratam com ministros de ações de enfrentamento à catástrofe no estado

Uma nova reunião emergencial foi realizada com pelo menos quatro ministros e secretários do Governo Federal.
6 de maio de 2024

”Não faz mais sentido, por exemplo, enviar um aparelho de raio x para um município que não tem mais hospital. Vamos precisar readequar todas as nossas emendas orçamentárias”, enfatizou Marcel van Hattem

Na manhã desta segunda (6/5), a Bancada Gaúcha em conjunto com a Comissão Externa destinada a apurar e acompanhar os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul (RS) realizou uma nova reunião emergencial com pelo menos quatro ministros e secretários do Governo Federal para tratar de ações de enfrentamento à catástrofe no RS. As fortes chuvas continuam fazendo vítimas e danos de grandes proporções em todo o Estado. 

“Nós conseguimos, nesses últimos dias, ajudar muito no encaminhamento de pessoas que precisavam ser resgatadas e lembramos que ainda há muitas vidas esperando resgate. Reforçamos o pedido ao Governo Federal para não medir esforços no sentido de enviar máquinas, aviões e helicópteros”, enfatizou o coordenador presidente da Comissão Externa na Câmara dos Deputados, Marcel van Hattem (NOVO/RS). O deputado está em Porto Alegre desde a semana passada e tem acompanhado presencialmente todas as ações da força-tarefa.

Durante a reunião, Marcel destacou a importância de se observar o destino das emendas orçamentárias e sobras parlamentares liberadas de imediato. “Muitos deputados já encaminharam emendas para municípios que não têm como operar. Para quê enviar um aparelho de raio x para um município que não tem mais hospital? Vamos precisar readequar todas as nossas emendas”, enfatizou. Segundo ele, se tornou inviável auxiliar alguns municípios para a elaboração dos projetos, a fim de que possam receber os recursos. “Há municípios que não tem mais acesso ao prédio da prefeitura, não tem mais telefone fixo, não tem mais nada. Contamos com a ajuda de entidades privadas e do Governo nesse sentido”.


Marcel van Hattem destacou que uma audiência pública da Comissão Externa na Câmara dos Deputados está prevista para 21 de maio, a fim de alinhar um plano de trabalho com a maior brevidade possível, visando auxiliar as comunidades afetadas a recuperarem-se dos danos causados pelas tempestades nas últimas semanas e também a prevenção de futuros desastres naturais.


A reunião ocorreu de forma híbrida (presencial e online), foi presidida pela deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) e aconteceu na sala Adão Pretto da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em Porto Alegre. Dentre tantas autoridades, deputados estaduais, federais e senadores que participaram do evento, estiveram presentes o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; o ministro dos Transportes, Renan Filho; a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima; o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolney Aparecido Wolf; e o secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão.

Mais notícias