Ulbra recebe medalha da Câmara Federal  por acolhimento na enchente de 2024

"De tantas pessoas e instituições que ajudaram no período da calamidade, nenhuma pode ser mais referenciada pelo aspecto cristão do que a Ulbra. Agradeço à Ulbra por ter mantido aberta a capela durante 24 horas por dia, durante o período das enchentes. Porque não é só do material que as pessoas precisam. Se não tiver apoio psicológico e espiritual, o material pode ser abundante, mas a vida, infelizmente para muitos, acaba perdendo o sentido”
17 de junho de 2025

Indicada pelo deputado federal Marcel van Hattem, Universidade participou da premiação em Brasília

Por seu trabalho de acolhimento de mais de 8 mil pessoas e 3 mil animais durante as enchentes de maio de 2024, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) foi a única instituição a receber a Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren, concedida pela Câmara dos Deputados. A solenidade de entrega aconteceu durante sessão especial na manhã desta terça-feira (17), no Plenário Ulysses Guimarães do Congresso, em Brasília. A Universidade foi indicada pelo deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS).  

O presidente da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Carlos Melke, o capelão-geral Maximiliano Wolfgramm Silva e o reitor da Ulbra no Rio Grande do Sul, Adriano Chiarini da Silva, estiveram na cerimônia de outorga da medalha, que reconheceu o trabalho desenvolvido pela Universidade, quando foi considerada o maior abrigo de atingidos por eventos climáticos da América Latina. “Estou muito honrado, não só por termos formado mais de meio milhão de jovens e profissionais na Ulbra, mas também por testemunhar cidadãos comprometidos com a sociedade e que mostraram seu valor no combate aos efeitos das enchentes”, ressaltou Melke. 

 “O que aconteceu no ano passado, quando a Ulbra se tornou o maior abrigo do Rio Grande do Sul durante as enchentes, foi o resultado da fé cultivada ao longo dos 53 anos de vida da Instituição e que nos impulsionou a servir, em amor, àqueles que Deus nos deu o privilégio de atender. Nossa gratidão aos colaboradores, estudantes e voluntários que foram força desse trabalho”, afirmou o pastor Maximiliano.

“De tantas pessoas e instituições que ajudaram no período da calamidade, nenhuma pode ser mais referenciada pelo aspecto cristão do que a Ulbra. Agradeço à Ulbra por ter mantido aberta a capela durante 24 horas por dia, durante o período das enchentes. Porque não é só do material que as pessoas precisam. Se não tiver apoio psicológico e espiritual, o material pode ser abundante, mas a vida, infelizmente para muitos, acaba perdendo o sentido”, salientou o deputado Van Hattem em seu discurso. 

Premiação
Essa é a primeira edição da medalha que leva o nome de Daniel Berg e Gunnar Vingren, missionários suecos que foram pioneiros do evangelismo no Brasil. Além da Ulbra, foram agraciados Nilton dos Santos (SC), Firmino da Anunciação Gouveia (PA), Isamar Pessoa Ramalho (RR) e Francisco Tércio de Vasconcelos Cordeiro (PE). A Medalha do Mérito Evangélico é conferida por uma comissão julgadora composta por representantes da Mesa Diretora e de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados. 

Mais notícias

notícias
"Audiências públicas como esta são importantes para expor o nível de maldade e crueldade que está sedo cometido contra seres humanos que merecem direitos como qualquer cidadão. Lamentavelmente, no Brasil, os direitos humanos estão sendo seletivos: aplicados conforme a ideologia ou opinião política de cada um, e não com base nos atos cometidos”.
notícias
"Há uma crítica forte e justa da sociedade de que, após um ano e meio desses primeiros eventos climáticos, ainda se vê pouco acontecendo. É claro que há muita burocracia e que tratar de temas ambientais envolve muito cuidado e é um trabalho de longo prazo. Mas qualquer novo evento climático que possa acontecer preocupa. O poder público precisa estar preparado. E a nossa contribuição é fazer com que esse assunto não apenas seja debatido, que é o primeiro passo, mas também resolvido."