Novo apresentará projeto contra bloqueio imediato de sites nas eleições

A bancada do Novo na Câmara dos Deputados vai apresentar na volta do recesso parlamentar, em fevereiro, um PDL (Projeto de Decreto Legislativo) para anular um acordo do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que permite o bloqueio de sites de forma imediata no período eleitoral.
6 de fevereiro de 2024

A proposta de decreto é assinada pelo deputado Marcel van Hattem (Novo-RS). O Acordo de Cooperação Técnica nº 9 de 2023 firmado por TSE e a Anatel teria como objetivo dar celeridade ao bloqueio de sites em decorrência de decisões judiciais.

No texto em que pede a derrubada do acordo, Van Hattem afirma que a ideia de dar celeridade ao bloqueio “pode resultar em ações precipitadas que comprometam a liberdade de expressão”. Eis a íntegra do projeto (PDF – 48 kB).

“A falta de clareza quanto aos tipos de conteúdo sujeitos a bloqueio é outro ponto crítico. Sem diretrizes claras, decisões arbitrárias ou politicamente motivadas podem ocorrer, gerando um ambiente de medo e autocensura entre cidadãos e a mídia”, diz o deputado.

Projetos de Decreto Legislativo tramitam por comissões ao receberem despacho do presidente da Câmara. Para serem aprovados no plenário da Casa Baixa, são necessários aos menos 257 votos favoráveis.

Mais notícias

notícias
“A conduta atribuída ao Ministro Alexandre de Moraes revela uma sequência de pressões diretas e reiteradas sobre autoridade administrativa autônoma (Presidente do Banco Central do Brasil) em favor de interesses privados da instituição financeira Banco Master, então sob investigação por fraudes sistêmicas, comportamento que extrapola a esfera de atuação jurisdicional e adentra em terreno de interferência indevida em competência técnica de outro órgão constitucionalmente independente.”
notícias
“Este edital reforça nosso compromisso com a transparência na destinação de recursos públicos, convidando prefeituras e entidades a apresentarem suas propostas de forma igualitária. Queremos apoiar projetos que realmente façam diferença para o desenvolvimento regional, garantindo que o dinheiro do contribuinte seja aplicado onde gera impacto real e benefícios duradouros”