Marcel van Hattem quer ouvir jornalistas e ex-assessor de Moraes na Comissão de Segurança Pública sobre a Vaza Toga

“Está muito claro que as vítimas do 8 de janeiro não tiveram um devido processo legal, elas sofreram perseguição. Imagina manter uma pessoa presa porque um post dele de 2018 tratava sobre a prisão do Lula. É isso que aconteceu. Prenderam centenas de pessoas, colocaram todos na Papuda e, apesar da Procuradoria-Geral da República ter solicitado a soltura de muita gente, Alexandre de Moraes pedia para que seus assessores, inclusive juízes auxiliares, mantivessem essas pessoas presas enquanto não tivessem checado as redes sociais pra ver se não havia manifestação política. Isso é ridículo. Isso é coisa de ditadura."
4 de agosto de 2025

O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) apresentou requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados para convidar os jornalistas Michael Shellenberger, Alex Gutentag, David Ágape e Eli Vieira para falarem sobre mais um desdobramento da Vaza Toga, reportagens que mostram os abusos ocorridos no processo judicial contra os envolvidos nos atos de 8 de janeiro. 

“Está muito claro que as vítimas do 8 de janeiro não tiveram um devido processo legal, elas sofreram perseguição. Imagina manter uma pessoa presa porque um post dele de 2018 tratava sobre a prisão do Lula. É isso que aconteceu. Prenderam centenas de pessoas, colocaram todos na Papuda e, apesar da Procuradoria-Geral da República ter solicitado a soltura de muita gente, Alexandre de Moraes pedia para que seus assessores, inclusive juízes auxiliares, mantivessem essas pessoas presas enquanto não tivessem checado as redes sociais pra ver se não havia manifestação política. Isso é ridículo. Isso é coisa de ditadura”, afirmou Marcel.

No requerimento, também está previsto o convite para Eduardo Tagliaferro ex-assessor direto do ministro Alexandre de Moraes, que afirma ter um dossiê que comprovaria uma operação orquestrada para prejudicar a direita nas eleições de 2022.  

Marcel van Hattem defende que a Comissão de Segurança Pública cumpra seu papel institucional de investigar possíveis abusos de autoridade e violações ao Estado de Direito, ouvindo diretamente os envolvidos nas revelações da chamada “Vaza Toga”. O requerimento será analisado nas próximas sessões da comissão.

Mais notícias

notícias
“A conduta atribuída ao Ministro Alexandre de Moraes revela uma sequência de pressões diretas e reiteradas sobre autoridade administrativa autônoma (Presidente do Banco Central do Brasil) em favor de interesses privados da instituição financeira Banco Master, então sob investigação por fraudes sistêmicas, comportamento que extrapola a esfera de atuação jurisdicional e adentra em terreno de interferência indevida em competência técnica de outro órgão constitucionalmente independente.”
notícias
“Este edital reforça nosso compromisso com a transparência na destinação de recursos públicos, convidando prefeituras e entidades a apresentarem suas propostas de forma igualitária. Queremos apoiar projetos que realmente façam diferença para o desenvolvimento regional, garantindo que o dinheiro do contribuinte seja aplicado onde gera impacto real e benefícios duradouros”