Marcel van Hattem intervém e leilão para importação de arroz é suspenso pelo Governo Federal

Após insistência e iniciativa do deputado do NOVO e de parlamentares da Oposição em revelar irregularidades em todo o processo de compra do arroz, o presidente da Conab anunciou a anulação dos lotes arrematados em leilão
11 de junho de 2024

Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados

Nesta terça-feira (11/6), o governo federal anunciou a anulação de lotes arrematados no leilão para a compra pública de 263,37 mil toneladas de arroz. A medida se deu após a insistência e iniciativa do deputado federal Marcel van Hattem (NOVO/RS) e de parlamentares da Oposição em expor as irregularidades do processo e as empresas suspeitas que ganharam com indícios de direcionamento do certame e restrição de competitividade. Em coletiva de imprensa, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, anunciaram a anulação.

“As quatro empresas que ganharam, não disputaram entre si em lote nenhum. Todas elas levaram o lote. Dos 28 lotes, 17 foram arrematados e 11 ficaram para trás. Não teve competição, o que há indícios de cartel. Teve uma locadora de carros e de máquinas, uma sorveteira, tem dirigente partidário como sócio de empresa e uma queijaria no interior do Macapá importando arroz. Não é curioso, na verdade é criminoso. Pelo que estamos vendo aí, foi tudo pensado realmente para roubar dinheiro público”, afirmou Marcel van Hattem, um dos proponentes da ação popular ajuizada contra a União e a Conab.

Em liminar, a Justiça Federal da 4ª Região de Porto Alegre havia suspendido na quarta-feira passada (5/6) a possibilidade de ser realizado o leilão, a pedido de van Hattem, dos deputados federais Lucas Redecker (PSDB/RS) e Afonso Hamm (PP/RS), e dos deputados estaduais Felipe Camozzato (NOVO/RS) e Marcus Vinícius (PP/RS). Além disso, Marcel e os deputados federais da bancada do NOVO, Adriana Ventura (SP) e Gilson Marques (SC), entraram com uma representação contra a possível fraude no Tribunal de Contas da União (TCU). A União recorreu e a liminar foi suspensa pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Os parlamentares apresentaram um recurso, porém o leilão foi realizado na quinta-feira (6/6) sob a justificativa da União de evitar a especulação de preços diante da tragédia no Rio Grande do Sul (RS). O Estado produz 70% da produção nacional. Entidades do agronegócio reiteraram que a compra era desnecessária, haja vista que o RS já havia colhido quase toda a safra.

“O leilão do arroz, que muita gente chama de “Tia Janja” ou “Tio Ladrão “, finalmente foi anulado depois de todo o movimento que fizemos. Temos a notícia de que o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, pediu demissão pois havia envolvimento do ex-assessor e de seu filho nessa história toda, ou seja, uma maracutaia das grandes era o que provavelmente aconteceria. Esta compra não precisaria ser feita e, se acontecesse, seria extremamente prejudicial aos cofres públicos. Para o próprio governo do PT anular é porque estava na cara demais o absurdo que era”, enfatizou Marcel van Hattem. 

Mais notícias

notícias
"O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, foi muito claro ao confirmar que os recursos para a BR-116 foram incluídos no Orçamento graças ao acordo construído por mim junto com as lideranças do Congresso. Conseguimos a inclusão das verbas nas despesas discricionárias (RP2), sem qualquer destinação por emenda parlamentar, o que mostra o equívoco e a incongruência do ofício encaminhado pelo Ministério dos Transportes de que não existe qualquer verba orçamentária prevista, uma vez que existe claramente ação orçamentária existente” afirmou Marcel.
notícias
"O trabalho para garantir esses recursos começou ainda durante a votação do Orçamento. Conversamos com o presidente Davi, com o relator Isnaldo Bulhões, com o DNIT e com os prefeitos da região para que essa obra fosse tratada como prioridade. Agora temos o compromisso de que os R$ 100 milhões estarão disponíveis para que essas intervenções finalmente avancem. São obras esperadas há muitos anos e fundamentais para salvar vidas, melhorar a mobilidade e dar mais segurança a quem utiliza diariamente a BR-116. Inclusive, essas obras nesse trecho já vão ser feitas com a previsão futura de duplicação da rodovia”, afirmou Marcel.