Marcel van Hattem assume liderança do partido Novo na Câmara e promete fortalecer a pauta liberal no Congresso

“Quero agradecer a confiança da nossa bancada e reconhecer o trabalho firme e corajoso da deputada Adriana Ventura, que conduziu a nossa liderança com muita energia, competência e lealdade aos nossos princípios".
29 de abril de 2025

O deputado federal Marcel van Hattem (RS) foi oficializado, nesta segunda-feira (28), como o novo líder do partido Novo na Câmara dos Deputados. Reconhecido por sua atuação firme na defesa da liberdade de expressão, do liberalismo econômico, do combate à corrupção e da redução do tamanho do Estado, Van Hattem retorna à liderança da legenda com a missão de manter o posicionamento firme do partido no cenário político nacional como oposição ao governo Lula.

“É uma honra retornar à liderança do Novo na Câmara dos Deputados. Quero agradecer a confiança da nossa bancada e reconhecer o trabalho firme e corajoso da deputada Adriana Ventura, que conduziu a nossa liderança com muita energia, competência e lealdade aos nossos princípios. Assumo essa missão em um dos momentos mais desafiadores do Brasil, em que o governo Lula, marcado pela corrupção e por políticas ultrapassadas, ataca a liberdade, despreza a responsabilidade com o dinheiro público e amplia o aparelhamento do Estado. Além disso, assistimos com preocupação aos sucessivos abusos de poder do STF, que afrontam a Constituição e ameaçam o equilíbrio entre os Poderes”, destacou Marcel van Hattem (Novo-RS).

O Novo aposta na experiência de Van Hattem para manter a consolidação da sua identidade ideológica e ampliar sua influência no Congresso. “O Novo seguirá sendo uma oposição sem medo, sem acordos espúrios e sem renunciar aos valores que defendemos: liberdade, responsabilidade, integridade e respeito ao cidadão. Vamos dar continuidade ao trabalho e intensificar ainda mais nossa vigilância contra os retrocessos que tentam ser impostos ao país”, enfatizou o líder do Novo.

Van Hattem, que já liderou a bancada do partido em 2019, assume o posto com o desafio de coordenar uma bancada neste ano com uma presença estratégica em comissões importantes no Congresso. A escolha pelo deputado sinaliza o reforço pela atuação do Novo como uma oposição firme ao governo federal e aos abusos do Poder Judiciário, especialmente em pautas econômicas, de governança e de liberdade de expressão.

Mais notícias