Elon Musk doa mil terminais de acesso à internet para ampliar a comunicação e facilitar resgate das vítimas das enchentes no RS

Direto do hangar da Base Aérea de Canoas, o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO/RS) acompanhou os dois carregamentos. Os aparelhos chegaram à Base Aérea de Canoas e possuem serviço ilimitado de dados que não serão cobrados.
12 de maio de 2024

Na noite deste domingo (12/5), um total de mil terminais doados por Elon Musk foram entregues na Base Aérea de Canoas. A doação foi enviada por intermédio da empresa Starlink, de Elon Musk, a pedido do deputado federal Gustavo Gayer (PL/GO) e o ex-ministro das Comunicações, Fábio Faria, para os municípios afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul (RS) que não têm mais acesso à internet. Os terminais, que possuem serviço ilimitado de dados e não serão cobrados, irão fornecer conexão digital em localidades onde não há sinal, wi-fi ou qualquer tipo de conectividade.

Direto do hangar da Base Aérea de Canoas, o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO/RS) acompanhou os dois carregamentos. A primeira remessa com 450 antenas chegou à cidade gaúcha no sábado (10/5). Em razão do tempo e da nebulosidade, o avião da Passaredo, empresa aérea que se prontificou a trazer as emissoras dos Estados Unidos, só conseguiu pousar neste domingo, com as  550 antenas restantes.

“Quero deixar o meu agradecimento a Elon Musk e a todos que estão nos ajudando nesse momento de tanta dor. Meu abraço e minha gratidão especial ao meu colega Gustavo Gayer, que realizou essa intermediação, e ao ex-ministro Fábio Faria, que pediu diretamente a Musk e recebeu o sinal positivo do empresário. Agora a remessa será encaminhada para Porto Alegre, para que os aparelhos sejam o mais rapidamente possível levados para quem precisa”, informou.

Mais notícias

notícias
“Esse é um tema que realmente tem nos preocupado: a questão da prioridade. Nós falamos na reunião de Estrela sobre a falta de prioridade, por exemplo, na construção das casas, que, aliás, tem demorado muito tempo. O governo do Estado informou que foram investidos R$ 250 milhões em residências, mas perto de mais de R$ 9 bilhões do Funrigs, é um valor bastante modesto, sendo que uma das maiores prioridades para o povo é residência. Nosso compromisso é com as prioridades. E, para apontar soluções, precisamos conhecer de perto a realidade da região. Uma das maiores demandas da população do Vale do Caí é justamente por obras estruturantes e sistemas de defesa”, afirmou o deputado Marcel van Hattem, coordenador da Comissão Externa.