Aprovado relatório do deputado Marcel van Hattem que suspende exigência de visto para turistas da Austrália, Canadá, EUA e Japão

“Enquanto a maioria dos países da América Latina entende que facilitar a entrada de turistas fortalece a economia, o governo Lula insiste em adotar uma postura ideológica seguida apenas por Cuba, Venezuela e Bolívia. A Comissão de Relações Exteriores mostrou que não admite qualquer medida de retrocesso ao turismo nacional, buscando sempre garantir maior liberdade e competitividade ao Brasil.”
8 de outubro de 2025

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou o relatório do deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) favorável ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 206/2023, de autoria do Senador Carlos Portinho, que suspende a exigência de visto para turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão em viagens ao Brasil.

“Enquanto a maioria dos países da América Latina entende que facilitar a entrada de turistas fortalece a economia, o governo Lula insiste em adotar uma postura ideológica seguida apenas por Cuba, Venezuela e Bolívia. A Comissão de Relações Exteriores mostrou que não admite qualquer medida de retrocesso ao turismo nacional, buscando sempre garantir maior liberdade e competitividade ao Brasil”, afirma Marcel.

A proposta revoga os efeitos do Decreto 11.515/23, que havia restabelecido a obrigatoriedade de visto para cidadãos desses quatro países. A medida busca fortalecer o turismo internacional no país, oferecendo maior oportunidade ao setor turístico nacional para a expansão de suas atividades e a geração de empregos aos brasileiros.

Com a aprovação na Comissão de Relações Exteriores, o PDL seguirá agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de ser votado no Plenário da Câmara.

Mais notícias

notícias
"O que a população ouviu hoje é que a principal obra de proteção da cidade poderá levar mais seis anos para ficar pronta. Isso é algo que precisa nos preocupar e mobilizar. Nosso trabalho é fiscalizar, cobrar e buscar alternativas para acelerar aquilo que é urgente para quem ainda convive diariamente com o medo de uma nova enchente", afirmou Van Hattem.
notícias
“Em Brasília, infelizmente, muitas vezes primeiro se garante o recurso para depois aparecer um projeto. Aqui no Hospital São Lucas é diferente: existe seriedade, planejamento e compromisso com a vida. Por isso tenho tranquilidade em destinar recursos que chegam na ponta, salvam vidas e fazem a diferença para milhares de gaúchos atendidos pelo SUS. Hoje, sinceramente, quem merece os parabéns é esta instituição e todos os profissionais que dedicam a vida ao próximo”, afirmou Marcel.