Aprovado relatório do deputado Marcel van Hattem que suspende exigência de visto para turistas da Austrália, Canadá, EUA e Japão

“Enquanto a maioria dos países da América Latina entende que facilitar a entrada de turistas fortalece a economia, o governo Lula insiste em adotar uma postura ideológica seguida apenas por Cuba, Venezuela e Bolívia. A Comissão de Relações Exteriores mostrou que não admite qualquer medida de retrocesso ao turismo nacional, buscando sempre garantir maior liberdade e competitividade ao Brasil.”
8 de outubro de 2025

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou o relatório do deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) favorável ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 206/2023, de autoria do Senador Carlos Portinho, que suspende a exigência de visto para turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão em viagens ao Brasil.

“Enquanto a maioria dos países da América Latina entende que facilitar a entrada de turistas fortalece a economia, o governo Lula insiste em adotar uma postura ideológica seguida apenas por Cuba, Venezuela e Bolívia. A Comissão de Relações Exteriores mostrou que não admite qualquer medida de retrocesso ao turismo nacional, buscando sempre garantir maior liberdade e competitividade ao Brasil”, afirma Marcel.

A proposta revoga os efeitos do Decreto 11.515/23, que havia restabelecido a obrigatoriedade de visto para cidadãos desses quatro países. A medida busca fortalecer o turismo internacional no país, oferecendo maior oportunidade ao setor turístico nacional para a expansão de suas atividades e a geração de empregos aos brasileiros.

Com a aprovação na Comissão de Relações Exteriores, o PDL seguirá agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de ser votado no Plenário da Câmara.

Mais notícias

notícias
“A conduta atribuída ao Ministro Alexandre de Moraes revela uma sequência de pressões diretas e reiteradas sobre autoridade administrativa autônoma (Presidente do Banco Central do Brasil) em favor de interesses privados da instituição financeira Banco Master, então sob investigação por fraudes sistêmicas, comportamento que extrapola a esfera de atuação jurisdicional e adentra em terreno de interferência indevida em competência técnica de outro órgão constitucionalmente independente.”
notícias
“Este edital reforça nosso compromisso com a transparência na destinação de recursos públicos, convidando prefeituras e entidades a apresentarem suas propostas de forma igualitária. Queremos apoiar projetos que realmente façam diferença para o desenvolvimento regional, garantindo que o dinheiro do contribuinte seja aplicado onde gera impacto real e benefícios duradouros”